quarta-feira, 23 de novembro de 2011

MENINO DO RIO DOCE _ ZIRALDO


MENINO DO RIO DOCE

 E com o seu
 amigo morto
 nas águas
 do rio-irmão
 o menino aprendeu
 que assim vivem os rios.
 E o menino chorou
 um rio de lágrimas,
 alimento do rio
 que vai passando.
 Como tudo vai passar.

 O menino brincava no rio,
 o menino brincava com o rio
 como brincam os moleques
 parceiros do mesmo tempo,
 pois que o rio tem a idade
 de quem brinca, vive ou morre
 no rio
 que, passando sob a ponte,
 é o tempo feito de água.

 Vai indo o tempo, vai indo...
 vem o rio, o rio vai
 e o menino tem que ir.
 Cada um passa a seu modo.

 O menino
 foi crescendo
 como o rio,
 quando chove,
 só que água sem retorno.
 E só aí descobriu
 que, menino, olhava menos
 para o lado de onde vinha
 o rio descendo a serra.
 Seus olhos estavam sempre
 voltados para o poente,
 para onde ia o rio,
 flecha apontada prum alvo
 que o menino não via.
 E, no ar, uma pergunta
 nunca feita (todo dia):
 "Onde vou cravar meu rio?".

 O rio ensinou, porém,
 que, um dia, o menino
 ia dividir-se em dois
 e, do seu jeito, partir
 (pois que pelo rio
 vai-se para o mundo):
 os braços feitos braçada,
 os pés botados na estrada,
 a sua estrada é o rio.

ZIRALDO. In.: PRATES, Marilda. Encontro e Reencontro em Língua Portuguesa: reflexão e ação. São Paulo: Moderna, 1998.


VISÃO CRÍTICA: FALA, LEITURA E ESCRITA

Registrando

          Estrutura do texto

  O texto Menino do Rio Doce é um poema.
  O poema tem versos.
  Cada linha do poema é um verso.
  A estrofe é formada pelo conjunto de versos. O conjunto de versos forma uma estrofe. As estrofes formam o poema.
  Há poemas que têm rima (final de palavra, no verso, com som igual a palavras de outros versos).
  Veja: dia - via
  Outros, não têm rima. São versos chamados livres.

 1. Quais as rimas que podemos encontrar no poema em questão?

 2. Podemos perceber, nas entrelinhas, que o menino do Rio Doce perdeu um amigo nas águas do rio-irmão. Como reagiu o menino diante dessa perda? Comprove sua resposta com versos do poema.

 3. Leia os versos da 2ª estrofe e comente-os.

 4. O rio segue o seu caminho. Vai encontrar o mar. O menino tem que ir. Ao encontro de quê? De quem?

 5. Explique o verso "Cada um passa a seu modo".

 6. Comente os cinco primeiros versos da 4ª estrofe. Que comparação faz Ziraldo no poema? Por que faz essa comparação?

 7. Que descoberta fez o menino? Que força contêm os versos "flecha apontada prum alvo que o menino não via"?

 8. "Onde vou cravar meu rio?" Você entendeu a mensagem, o contexto da pergunta? Você já se fez essa pergunta? Sim ou não? Como isso aconteceu? E que respostas você obteve?

 9. Na última estrofe, o autor mostra o amadurecimento do menino. Que versos são mais fortes para demonstrar isso?

 10. Observe:
 rio : braçada
 mundo : pés na estrada
     É o que os últimos versos nos fazem visualizar.
     Comente esses versos e conclua sobre o texto.

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